A utilização e expansão do software livre


 
Há muito tempo tem-se falado da possibilidade de uso do Linux em vez do Windows. O sistema operacional da Microsoft apresenta a seus usuários travamentos que se tornaram naturais para seus utilizadores, ao mesmo tempo em que não disponibiliza possibilidades de reparo e inovações por parte dos mesmos, potencializando a escolha por softwares livres que supram esta necessidade. 

Além de trabalhar políticas que fortalecem a relação entre o usuário e seu sistema operacional a partir das formas de customização, os softwares livres ganham destaque na medida em que apresentam funcionalidades similares ao MS Windows, de forma gratuita e democrática. Dando-o a possibilidade de disseminação de cópias para instalação, sem aplicação de leis de direito e visando o bem da sociedade como um todo.

Apesar da sua expansão, o cenário dos softwares livres ainda necessita de evolução. Como foi o caso do sistema Metasys, instalado nos laptops distribuídos pelo Programa Um Computador por Aluno – UCA, implantado em 2010 no Brasil. Após um tempo inutilizado, a tela hibernava e pedia a digitação de uma senha (que era o nome “Metasys”) para voltar a funcionar, isso fazia com que algumas pessoas do convívio dos estudantes tivessem dificuldade de utilização.
 
Diversas instituições têm adotado sistemas de software livre em seus cotidianos. Além disso, o Moodle é muito útil para a produção de saberes educacionais e – como poucos sabem – é um exemplo desta tecnologia. Vale a pena concentrar a atenção nesta opção gratuita e democrática que tem crescido entre os utilizadores de computador e rede.

Impressões do texto: Software livre e formação de professores: para além da dimensão técnica. Maria Helena Silveira Bonilla.

Comentários

  1. mais importante que a gratuidade dos softwares livres é a abertura do código-fonte, o que significa a abertura do conhecimento e a possibilidade de estudar, melhorar, modificar e distribuir o software. Isso é que possibilita que um país possa se desenvolver tecnologicamente, que os sujeitos possam aprender e desenvolver conhecimentos.

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