O blogueiro construindo vivências com a tecnologia

Os processos de construção de identidade das pessoas mudaram bastante com o avanço das tecnologias. Vivências são expostas e estruturadas a partir da interação entre autores e usuários de internet, grandes exemplos deste quadro são os blogueiros.
Seja mostrando as tendências de mercado ou estilo de vida, os blogueiros fazem das suas experiências pautas para o entretenimento de seus seguidores, que buscam nos textos, imagens e vídeos novas maneiras de viver de forma prática e criativa.



Diferente do passado, o perfil do blogueiro se tornou mais universal. Nos dias atuais, conhecemos profissionais e pessoas de diferentes perfis que possuem blogs. Desde professores à profissionais que têm a intenção de mostrar o cotidiano das suas aulas ou do seu trabalho.
A construção dos blogs estimula muitos processos de sociabilização. Fazendo com que o autor viva uma espécie de construção de identidade, pautada na alimentação dos conteúdos que apresenta, e na repercussão que suas produções têm perante o público, pessoas que participam e se envolvem com os seus temas partilhados.
Sendo assim, cria-se situações em que o processo educacional pode ser enriquecido a partir vivências que sobressaem o mundo social real, e ganham outras possibilidades nas interações pelos blogs. Um aluno pode demonstrar suas visões de mundo, através dos textos que lê, podendo construir ideias e reflexões argumentativas nestes espaços, que lhe parece bem mais atrativo. Este meio de comunicação pode ser utilizado para discutir o mundo interior e social, a partir de uma ferramenta de comunicação oferecida pela internet, e que pode ser utilizada para qualquer fim de interesse.
Desta forma, o blog é um recurso que tem a capacidade de possibilitar a interação entre às redes e aplicativos. Sendo de simples comunicação e construção de conhecimentos, e com a eficiência de expressar pensamentos e vivências. E aí, você já fez seu blog?

Impressões do texto "REFLEXÃO ENTRE PROFESSORES EM BLOGS :  PASSOS PARA NOVAS EDUCAÇÕES" 
Adriane Lizbehd Halmann
Maria Helena Silveira Bonilla 

Comentários

  1. Olá Sandra, procure incorporar a hipertextualidade em teu blog, dando a ele as características próprias da web. E cuidado para não colocar em âmbitos distintos o real e o virtual. Lembre-se que o virtual faz parte da realidade contemporânea.

    ResponderExcluir

Postar um comentário